SIPAT o que é_sipatscom

O que é SIPAT?

SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Neste artigo vamos falar tudo sobre a SIPAT e a comissão responsável por sua organização, a CIPA. Incluindo algumas dicas de boas atrações para serem usadas neste que é o evento mais importante de conscientização dos profissionais, a SIPAT.

Legislação

Segundo a Norma Reguladora 5(NR5) item 5.16 alínea “o”, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) tem que “promover anualmente, em conjunto com o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT”.

O que é SIPAT?

Então, SIPAT é uma semana dedicada à prevenção, à conscientização dos profissionais das empresas tanto no que diz respeito a acidentes no trabalho quanto a doenças ocupacionais.
Ao longo desta semana as empresas realizam atividades como palestras, teatros, e diversas outras atrações.

Objetivo da SIPAT

O principal objetivo da SIPAT é a comunicação de informação de uma forma mais leve e interativa, despertando assim interesse dos profissionais e gerando consequentemente mais interatividade e absorção dos conteúdos.
Outro objetivo é fazer com que as pessoas responsáveis pela empresa, com cargos de gestores, e que atuam no segmento de segurança do trabalho, como os integrantes da CIPA, possam notar a necessidade de se manter sempre viva na mente dos profissionais as questões que envolvem a segurança do trabalho e a saúde ocupacional de todos.

CIPA

Já a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é a responsável por identificar os possíveis riscos, no ambiente de trabalho dos funcionários, e alertá-los sobre o cumprimento das normas presentes na legislação. Também age na realização de ações preventivas, como avaliações, verificações e implementações de toda exigência presente na lei que protege o trabalhador. Além de outras funções a CIPA também é responsável pela organização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT.

Duração da SIPAT

A SIPAT, como o nome já diz deve ser organizado no período de uma semana e deve ser organizada pelo menos uma vez no ano.

Frases para SIPAT

Normalmente a CIPA debate sobre o tema central da SIPAT. Que representa melhor o momento em que a empresa está passando em relação à segurança e saúde.

Algumas sugestões para a SIPAT

Conclusão

Enfim, a ideia da SIPAT é informar, conscientizar os empregados sobre a saúde e segurança no trabalho reduzindo assim o risco de acidentes e afastamentos.
Por isso, é muito importante que seja uma semana bem planejada e que as pessoas responsáveis pelas organização tenham conhecimento e motivação em fazer uma marcante SIPAT.

E para facilidade e otimizar o tempo de organização da SIPAT, em www.sipats.com você vai encontrar facilmente todos os fornecedores especializados em eventos corporativos; palestrantes, equipamentos e o que for necessário para sua SIPAT.

Deixe um comentário

Rolar para cima