Home Office – Dez dicas de Ergonomia para trabalhar em casa e com Saúde

Home office – Já não é de hoje que ouvimos falar desse termo, nunca foi tão pesquisado no Brasil.
Nesse novo cenário aonde temos que ficar mais reclusos, precisamos também nos preocupar mais com a nossa saúde.
Então vamos falar de um grave problema que atinge boa parte das pessoas no ambiente de trabalho e também em casa, a ergonomia.

Dados sobre afastamentos:

A Dorsalgia (nome técnico para dor nas costas), doença que mais afastou os brasileiros dos postos de trabalho nos últimos anos. Foram 83,8 mil casos segundo dados da Previdência em 2017. Nos últimos dez anos, a enfermidade tem liderado a lista de doenças mais frequentes entre os auxílios-doença concedidos pelo INSS.

A ciência que estuda a adaptação do trabalho ao homem, e não mais adaptar o homem ao trabalho como no passado. A Ergonomia se tornou uma necessidade nas empresas em geral, independente do ramo de atividade, uma indispensável que vai desde o chão de fábrica ao escritório. Aquele que aplica a Ergonomia investe em bem-estar para o bom desempenho do trabalho, investe no ambiente para torná-lo agradável e aconchegante e assim evita as disfunções causadas por posturas inadequadas. 

Uma solução:

Hoje em dia já existem inúmeras empresas especializadas em cuidar da Ergonomia dos profissionais.
São empresas que fazem o trabalho de Análise ergonômica, e que podem ser um bom caminho para a saúde e bem estar de todos.

Deixamos abaixo nossas preciosas, dez dicas de uma boa ergonomia no seu ambiente de trabalho:

  1. A cadeira deve ficar ajustada o máximo possível embaixo da mesa, nunca distante, de forma a lhe proporcionar um bom apoio e proteger a coluna.
  2. Seus cotovelos devem ficar à altura do tampo da mesa, para isso ajuste a altura da cadeira.
  3. Se a cadeira tiver braços, estes devem ter altura ajustável para que você não precise encolher ou relaxar demais os ombros para usá-los.
  4. Sente-se alinhado com o eixo da cadeira, evitando sentar-se torto (de lado).
  5. No trabalho de interação com o computador, jamais use o teclado longe do corpo ou torcido. Puxe-o para junto de você e, dessa forma, evite a tendinite.
  6. O Ambiente bem iluminado, preferivelmente com luz natural, desde que se evite o reflexo da luz na tela do computador, favorece a visão e a atenção.
  7. Cumpra rigorosamente uma pausa a cada hora trabalhada, fazendo movimentos contrários aos que você faz no trabalho e alongamentos. Isso ajuda a evitar o stress.
  8. Diminua o número de movimentos repetitivos.
  9. Mantenha os ombros relaxados e cotovelo junto ao corpo.
  10. Dedique alguns minutos, pelo menos 3 vezes por semana, para praticar exercícios físicos, de preferência sob orientação profissional.

4 comentários em “Home Office – Dez dicas de Ergonomia para trabalhar em casa e com Saúde”

  1. Rildo Ferreira

    Verdade Guilherme. Nem todos pensam também pelo lado da produtividade. Mais saúde é sinônimo de mais produtividade e melhores resultados no final do mês.

Deixe um comentário

Rolar para cima